Uma proposta de ensino globalizadora, atenta-se
a questão que o aluno traz consigo uma gama de informação adquirida no seu
cotidiano que deve ser transformada em algo significativo e funcional de modo
que o mesmo possa relacionar o que está aprendendo com a realidade que vive
dentro e fora da escola. Pensando em como atender essa demanda de formação
compatível com o mundo contemporâneo, educadores trazem à tona o trabalho
pedagógico na forma de projetos.
Nos
trabalhos organizados na forma de projetos o professor tem um papel de
mediador, organizando as atividades junto aos alunos de modo que os mesmos
apropriem-se de sua história social, contribuindo na formação de valores,
formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
Pode- se
trabalhar qualquer tema, desde que valorize o processo de aprendizagem dos
alunos de forma a permitir a continuidade de aprender ao longo da vida. A ideia fundamental ao
trabalhar com projetos é planejar o ensino de forma que os educandos sejam
responsáveis por sua própria aprendizagem. Sendo assim, o trabalho com projetos
tem inúmeras vantagens, como por exemplo, aproximar o currículo escolar da
realidade vivida pelo aluno, além de garantir uma maior interação do professor e
aluno durante o processo de aprendizagem.
Os trabalhos com projetos envolvem
conteúdos de várias áreas do conhecimento sendo desta forma interdisciplinares,
tendo como exercício um espirito investigativo (pesquisa), permitindo o
desenvolvimento das capacidades de acessar, selecionar, ordenar, analisar,
compreender e interpretar informações, compartilhando descobertas e resultados
que formarão conceitos, valores e novas atitudes diante da sociedade.
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