terça-feira, 26 de maio de 2015

PROJETOS

 Uma proposta de ensino globalizadora, atenta-se a questão que o aluno traz consigo uma gama de informação adquirida no seu cotidiano que deve ser transformada em algo significativo e funcional de modo que o mesmo possa relacionar o que está aprendendo com a realidade que vive dentro e fora da escola. Pensando em como atender essa demanda de formação compatível com o mundo contemporâneo, educadores trazem à tona o trabalho pedagógico na forma de projetos.
 Nos trabalhos organizados na forma de projetos o professor tem um papel de mediador, organizando as atividades junto aos alunos de modo que os mesmos apropriem-se de sua história social, contribuindo na formação de valores, formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
  Pode- se trabalhar qualquer tema, desde que valorize o processo de aprendizagem dos alunos de forma a permitir a continuidade de aprender ao longo da vida. A ideia fundamental ao trabalhar com projetos é planejar o ensino de forma que os educandos sejam responsáveis por sua própria aprendizagem. Sendo assim, o trabalho com projetos tem inúmeras vantagens, como por exemplo, aproximar o currículo escolar da realidade vivida pelo aluno, além de garantir uma maior interação do professor e aluno durante o processo de aprendizagem.

  Os trabalhos com projetos envolvem conteúdos de várias áreas do conhecimento sendo desta forma interdisciplinares, tendo como exercício um espirito investigativo (pesquisa), permitindo o desenvolvimento das capacidades de acessar, selecionar, ordenar, analisar, compreender e interpretar informações, compartilhando descobertas e resultados que formarão conceitos, valores e novas atitudes diante da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário