ARTE, UM OLHAR CRIATIVO.
A disciplina ou o conteúdo arte é dividido
em: artes visuais, musica, dança e teatro, isso de acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
A que tem maior prioridade no ensino é a
arte visual, as demais como mÚsica, dança e teatro são menos trabalhadas nas
escolas por conta da falta de estrutura e até mesmo de professores com formação
qualificada para tal.
Como educadores devemos em todo momento
estimular a imaginação, ampliar horizontes e despertar a sensibilidade, itens
que são possíveis de serem alcançados através da disciplina arte.
De acordo com o filósofo britânico Robin
George Collingwood (1889-1943) arte é toda obra feita pelo ser humano que
exprima as suas ideias e sentimentos. Através das obras de determinado artista
podemos analisar e perceber suas emoções, sentimentos e até mesmo a
característica de cada um.
Um exemplo de artista brasileiro que é muito
estudado na escola é o Romero Brito. Através de estudo e análise das obras do
Romero Britto podemos fazer ou levar os nossos alunos a aprenderem sobre a vida
do artista e suas obras; a apreciá-las e identifica-las através de formas,
linhas, cores e demais elementos que compõem as suas produções.
É importante sempre que o professor
pesquise e planeje com antecedência suas aulas para poder levar para seus
alunos um número maior de informações.
Algo interessante que presenciei em uma
escola que fiz estágio foi uma exposição de telas pintadas com tinta guache
fazendo uma releitura das obras do Romero Britto, após estudo e aprendizado
referente a ele.
Cabe ao educador ter preparo e prontidão
para ensinar e orientar os seus alunos nos desafios artísticos.
A partir do momento que a criança produz
arte, qualquer que seja ela, o seu desenvolvimento como cidadãos e sujeitos
críticos vai sendo enriquecido.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Revista
Nova Escola nº213 de junho/julho 2008
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