sexta-feira, 29 de maio de 2015

ARTES

ARTE, UM OLHAR CRIATIVO.

   A disciplina ou o conteúdo arte é dividido em: artes visuais, musica, dança e teatro, isso de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
   A que tem maior prioridade no ensino é a arte visual, as demais como mÚsica, dança e teatro são menos trabalhadas nas escolas por conta da falta de estrutura e até mesmo de professores com formação qualificada para tal.
   Como educadores devemos em todo momento estimular a imaginação, ampliar horizontes e despertar a sensibilidade, itens que são possíveis de serem alcançados através da disciplina arte.
   De acordo com o filósofo britânico Robin George Collingwood (1889-1943) arte é toda obra feita pelo ser humano que exprima as suas ideias e sentimentos. Através das obras de determinado artista podemos analisar e perceber suas emoções, sentimentos e até mesmo a característica de cada um.
   Um exemplo de artista brasileiro que é muito estudado na escola é o Romero Brito. Através de estudo e análise das obras do Romero Britto podemos fazer ou levar os nossos alunos a aprenderem sobre a vida do artista e suas obras; a apreciá-las e identifica-las através de formas, linhas, cores e demais elementos que compõem as suas produções.
    É importante sempre que o professor pesquise e planeje com antecedência suas aulas para poder levar para seus alunos um número maior de informações.
   Algo interessante que presenciei em uma escola que fiz estágio foi uma exposição de telas pintadas com tinta guache fazendo uma releitura das obras do Romero Britto, após estudo e aprendizado referente a ele.
   Cabe ao educador ter preparo e prontidão para ensinar e orientar os seus alunos nos desafios artísticos.
   A partir do momento que a criança produz arte, qualquer que seja ela, o seu desenvolvimento como cidadãos e sujeitos críticos vai sendo enriquecido.
    

Revista Nova Escola nº213 de junho/julho 2008



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