Projeto é um
design, um esboço
de algo que desejo
atingir. Está sempre
comprometido com
ações, mas é algo
aberto e flexível ao
novo. A todo momento você pode
rever a descrição inicialmente
prevista para poder levar avante
sua execução e reformulá-la de
acordo com as necessidades e
interesses dos sujeitos envolvidos,
bem como da realidade
enfrentada”, define Maria
Elizabeth de Almeida, professora
da Faculdade de Educação da
PUC-SP.
E para entendermos melhor abaixo está uma parte da entrevista realizada pela TV Escola com ela.
TV ESCOLA: Qual a vantagem de se trabalhar por projeto? O conhecimento não pode
ser construído sem projeto?
Elizabeth: Trabalhar com projetos tem sentido
porque parte das questões de
investigação. O aluno vai desenvolver estudos,
pesquisar em diferentes fontes, buscar,
selecionar e articular informações com
conhecimentos que já possui para compreender
melhor essas questões, tentar resolvê-las
ou chegar a novas questões. Esse
processo implica o desenvolvimento de
competências para desenvolver a autonomia
e a tomada de decisões, as quais são
essenciais para a atuação na sociedade
atual, caracterizada por incertezas, verdades
provisórias e mudanças abruptas.
TV ESCOLA: O projeto deve, necessária- TV ESCOLA
mente, integrar conteúdos de mais de uma
área temática? Ou: o projeto é sempre inter
ou multidisciplinar? Dê, por favor, um exemplo,
professora.
Elizabeth: projeto pode partir de uma
questão relacionada com uma única área
de conhecimento e, em seu desenvolvimento,
ir se abrindo e articulando conceitos
de outras áreas. Pode também ocorrer
o inverso. Iniciar com uma questão abrangente
e pouco a pouco ir afunilando em
um determinado conceito. Certa vez observei
um trabalho de uma professora de
Português que tinha a intenção de desenvolver
estudos sobre o tema Linguagem
Publicitária. No dia anterior ao início desse
assunto em suas aulas, ocorreu uma grande
enchente na cidade de São Paulo que afetou sobremaneira a vida das pessoas.
Então, a professora teve o saber de identificar
no contexto a emergência de um
tema de interesse para seus alunos. Ela
propôs então a eles desenvolver um projeto
de criação de um produto útil para a situação
de enchente e fazer a respectiva
campanha publicitária. Ora, essa professora,
soube propor um tema que era do
interesse de todos naquele momento, os
alunos se apropriaram da idéia e se
aventuraram no desenvolvimento do projeto
com a maior empolgação. O computador
foi usado na campanha publicitária
dos produtos hipoteticamente criados.
TV ESCOLA: Isso certamente exige um bom jogo de cintura do professor. E uma boa dose
de criatividade. Mas ele precisa ser também
organizado e capaz de uma disciplina que
sustente esse vaivém de planejar, replanejar,
não é?
Elizabeth: O professor precisa ter clareza
de sua intencionalidade e também do que o
aluno está se propondo a desenvolver. Sua
intencionalidade sustenta esse vaivém que
se realiza por meio da reflexão sobre os caminhos
que estão sendo percorridos e pela
comparação entre os resultados obtidos e
os previstos inicialmente, de modo a identificar
se há necessidade de replanejar e o
que está sendo descoberto nesse processo,
que conceitos novos emergiram etc.
Leia a entrevista na íntegra: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/revistas/Revista22/PDF/entrevista.pdf
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